Tendências em design gráfico e web para 2018

O início de um novo ano é o melhor momento para rever tudo o que aconteceu nos últimos 12 meses. É importante revisar para saber o que funcionou corretamente e quais aspectos precisam ser revisados.

Apenas depois de analisar o resultado das suas estratégias de marketing digital, será possível saber qual direção você deverá seguir em 2018.

E você? Como você definirá seus objetivos comerciais para 2018 ?

Você já analisou sua estratégia para este ano? Se você não analisar primeiro para onde o mercado está indo, você dificilmente tomará as decisões corretas.

Portanto, juntamente com a revisão de suas realizações em 2017, você deve dar uma olhada no que é esperado em termos de tendências de design para este ano. Tenho certeza que isso irá ajudá-lo a reorientar suas estratégias de marketing digital.

Depois de ter feito uma análise das tendências para o seu setor, neste artigo, vou dar-lhe informações para que você possa entender:

Tendências em cores, design de logotipos e cartões de visita.
Evolução nos próximos meses em design de páginas web.
Outros aspectos que você deve ter em conta em marketing digital para 2018.

 

Como explicado, nesta primeira seção, vamos começar analisando muitas das tendências em design gráfico que veremos em páginas web e outros elementos de branding para 2018.

Eu sempre gosto de esclarecer que o fato de se tratar de tendências, não significa que você deve seguir todas e cada uma delas ao planejar sua estratégia de marketing digital.

“Antes de aplicar uma tendência em design, você deve analisá-la em detalhes, fazer testes com seus clientes mais fiéis e identificar como a alteração irá se adaptar à sua empresa.”

Portanto, aqui vamos categorizar esse tipo de tendências em dois grandes grupos:

Tendências para design gráfico e elementos de branding.
Tendências específicas para o design de páginas web

 

Como você sabe, o design gráfico representa todo o trabalho relacionado à expressão visual de uma marca. Portanto, as marcas mais poderosas ou nichos mais populares são as que nos ajudam a identificar certas tendências de identidade corporativa, tanto em cores quanto nas formas e outros aspectos visuais.

Neste primeiro momento, vamos nos deter com cuidado especial nos detalhes que veremos no design de logotipos e no uso de cores. Posteriormente, iremos analisar as tendências em cartões de visita e uso do design em para materiais impressos.

Como tudo isso soa? Interessante, certo? Bem, vamos lá!

Logotipos
Se vamos falar sobre logotipos, devemos ter em mente que estamos passando por um momento de mudança. Por vários anos seguidos, as tendências sempre demonstraram o uso dos mesmos princípios, mas agora muitas marcas começaram a abandonar essas tendências.

Até agora, o design simples, plano e minimalista era usado. Em 2018 ainda iremos ver um pouco desse tipo de estilo, mas as tendências em design serão muito diferentes.

“Estamos em um momento em que muitas marcas estão voltando aos 80s, e se há uma palavra que define esse tempo, pode-se dizer que é “volume”.

Portanto, as principais tendências serão:

O efeito 3D: fugindo do design plano, esperamos ver mais e mais logotipos que reproduzem o efeito de volume (que representam massas e não design planos).
Cores vibrantes: muito saturadas e chamativas. Cores que serão acompanhadas por efeitos como o brilho ou o acabamento acetinado.
Degradado: jogar com diferentes saturações de cor em degradado, ajuda a dar volume e até movimento para um design.
Se você pensar nas tendências que serão usadas durante este período de transição, elas são:

Formas geométricas: Ainda serão usadas formas geométricas em logotipos. A diferença é que elas começarão a combinar outros aspectos para dar mais dimensões e não apenas ser representadas por design plano.
Os esboços e o estilo à mão livre: Ainda veremos logotipos criados com esses estilos. Desenhos de uma única linha, simples e sem entrar em detalhes.
Cores

No que se refere a cores, é Pantone quem define as tendências que serão seguidas pela maioria dos profissionais de marketing. Esta empresa é responsável por selecionar cada ano qual será a cor principal para tudo relacionado ao design.

Além da cor do ano, existem certas diretrizes estipuladas para a criação de arte visual para campanhas de marketing para qualquer setor. Em 2018, Pantone selecionou essas tendências em design:

Cores quentes: ao escolher uma gama de cores para design, em 2018 as cores quentes irão triunfar sobre as frias.
Combinações atrevidas: Muitos profissionais não irão dar tanta atenção para a harmonia entre cores. Sem fazer combinações impossíveis, veremos contraste marcado e surpresa no uso de cores.
Saturação e intensidade: se você escolher uma cor, escolha conscientemente porque em 2018 serão utilizadas as maiores saturações possíveis, capturando a cor em todo o seu esplendor.
Cartões de visita

Por fim, e como já anunciei, vamos fazer uma pequena análise sobre o estilo de cartões de visita. Eles podem ser usados como uma representação das estratégias para design em material impresso, uma vez que o design destes cartões normalmente é replicado em outros materiais impressos.

Muitos cartões serão criados em 2018 combinando diferentes materiais, como plástico com papel, ou diferentes tipos de cartão. Isto, combinado com a fusão de cores, criará peças únicas e muito originais.

Por outro lado, a própria forma do cartão será usada para a criação de um design diferenciado. Não me refiro ao recorte do cartão (já que parece que o cartão tradicional retangular ou quadrado é o mais popular), mas o espaço do cartão será usado de maneiras diferentes.

 

 

Após uma rápida revisão de tudo relacionado ao design gráfico, quero falar um pouco sobre as tendências no desenvolvimento de páginas web.

Tenha em mente que muito do que vimos na seção anterior será aplicável ao web design. Ainda assim, existem muitas outras tendências que só serão direcionadas a este setor.

Design para microinterações

As microinterações serão cada vez mais relevantes na criação de páginas web. Por isso, não se esqueça que cada vez mais o design será usado para criar páginas interativas.

E o que são as microinterações? Bem, são todas aquelas ações que o usuário pode executar em um site causando uma mudança nele, por mais pequena que seja.

“As microinterações no design web se concentram na tendência de oferecer uma experiência única e homogênea, bem como promover engagement com os visitantes.”

Alguns exemplos de microinterações são: um botão para mudar uma imagem a cores em preto e branco, um áudio ativável, uma pesquisa de sim ou não com uma única pergunta, etc.

Combinar fontes
O design tipográfico continua a ser um dos mais procurados para os sites web, uma vez que bem escolhido permite usar eficientemente os espaços, adaptando o layout para uma visualização correta em qualquer tipo de tela e dispositivo, sendo facilmente modificável.

Usar Cinemagraphs
Esta é uma das principais novidades para 2018. Embora os cinemagraphs tenham sido usados em menor escala em 2017, espera-se que neste ano sejam parte de muitos websites publicados.

E o que são cinemagraphs? Você provavelmente está se perguntando. Bem, são animações que combinam imagem estática e vídeo no mesmo design.

Em outras palavras, pode-se dizer que é uma imagem que tem imagens que estão em constante movimento. Um tipo de GIF em que apenas uma parte foi animada.

Portanto, esse aspecto marca claramente a tendência para a importância do volume e a profundidade tão presentes nos designs mais recentes de páginas web. As imagens em movimento podem dar uma sensação de volume, subindo ou descendo, afastando-se ou aproximando-se.

Marketing Digital

Aspectos de marketing digital a serem considerados para 2018
Depois de falar sobre tudo o que está relacionado às tendências em design, chegou o momento de falar sobre o que tem a ver com o marketing digital. Vou falar sobre todas essas ações e estratégias que você deve considerar se você quiser seguir ganhando visibilidade online no próximo ano.

Então, vou falar brevemente:
Outros tipos de ações relacionadas ao que os usuários esperam do seu site.



Projeções em posicionamento

O fator chave em termos de posicionamento web para os próximos meses será a velocidade de carregamento.

O Google exige que os sites sejam carregados rapidamente, porque os usuários não gostam de ter que esperar para acessar uma página.

“Os últimos estudos sobre o comportamento na web indicam que os usuários não aguardam mais de 3 a 5 segundos para que um eCommerce seja carregado.”

Para melhorar este e outros aspectos, os buscadores estão dando muito apoio para o projeto de código aberto AMP, focado em melhorar a experiência móvel dos usuários.

Isso difere do projeto responsive basicamente na forma de trabalhar. Enquanto um design responsive se adapta a outros dispositivos, o AMP:

Usa diretamente uma versão completa para todos os dispositivos.
Revisa diretamente em dispositivos móveis ou tablets, aspectos como o armazenamento de cache, velocidade de carregamento ou usabilidade.
Não está focado em adaptar apenas o design, outros aspectos da página também serão revisados.
Estamos publicando vários artigos sobre tendências em marketing para 2018, não deixe de revisar nosso blog.

Outras dicas úteis para este ano
No marketing on-line, a interação com os usuários é e continuará sendo chave. Por esse motivo, todas as formas em que uma marca pode se relacionar com o usuário através da Internet serão usadas.

Por exemplo, as buscas por voz serão especialmente importantes porque os usuários estão usando recursos de voz para buscar conteúdos em seus dispositivos móveis. Na verdade, o áudio viverá um dos melhores momentos, uma vez que é indispensável para algumas microinteracções, para essas pesquisas que acabei de mencionar, bem como para oferecer uma experiência mais completa aos visitantes.

Por outro lado, não se esqueça do Grouth hacking, que também será relevante durante 2018. Caso você não saiba o que é essa técnica, ela consiste em encontrar as melhores opções para uma empresa on-line crescer, e para isso, tudo o que acontece na web será analisado.

Por último, mas não menos importante, não podemos esquecer minha área favorita, o content marketing! Posso apostar que serão criados cada vez mais conteúdos interativos e altamente especializados (ou nicho), então os micro-influencers terão muito a dizer.

Conclusão
Como você pode ver, no marketing tudo evolui rapidamente. Portanto, todos os anos profissionais digitais que trabalham para analisar e saber o que está acontecendo no mundo de design.

Como explicado no início, você precisa conhecer todas as tendências, mas você não está obrigado a aplicar todas elas, pois cada nicho é diferente, e o que funciona para alguns setores pode não funcionar para outros negócios.

Em qualquer caso, estou certa de que depois de ler esta revisão completa das tendências em design, você poderá aprimorar suas estratégias de marketing digital para 2018.

Quais tendências você acha que vamos ver nos próximos meses? O que você está fazendo para se adaptar a estas tendências?

Fonte: Teresa Alba – Consultora de Marketing Digital.

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